Você tem pesadelos? Entenda o que eles significam

Na escola Junguiana os sonhos são um tema muito importante. Compreender o significado dos sonhos é estabelecer uma conexão com o inconsciente, tanto o inconsciente pessoal quanto o inconsciente coletivo.

As imagens dos sonhos são mensagens do inconsciente para o sonhador. Sob esta perspectiva os sonhos funcionam como guia/orientador. Quando corretamente interpretados trazem informações riquíssimas ao sonhador sobre sua vida e sua dinâmica psíquica. Para Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço que desenvolveu a Psicologia Analítica:

“Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco através dos sonhos”.

Os pesadelos, assim como os demais sonhos, têm a função de chamar a atenção do sonhador para algo que ele não está vendo, algo que não está tomando consciência. É como se o inconsciente gritasse para o sonhador: “Preste atenção nisso!!” ou “Olhe para isso!!”. Toda a carga emocional contida no pesadelo é uma tentativa de despertar no sonhador a importância do conteúdo deste tipo de sonho.

Dê atenção especial aos pesadelos

Se o conteúdo do pesadelo for recorrente, esse é um indicativo de que o inconsciente está “insistindo” em chamar a atenção do sonhador para o conteúdo do sonho, e também demonstra que a questão manifestada no conteúdo do pesadelo ainda permanece presente na vida do sonhador.

O pesadelo também pode expressar conteúdos da sombra do sonhador. A sombra é representante de tudo aquilo que rejeitamos ou negamos em nós mesmos, ou seja, nossas tendências que consideramos negativas. Ao compreender o significado das imagens contidas no sonho ou pesadelo podemos compreender qual a mensagem do inconsciente para o sonhador.

Para a correta interpretação, as imagens contidas nos sonhos ou pesadelos precisam ser compreendidas através de seu simbolismo, pois a linguagem do inconsciente é a linguagem simbólica. Um símbolo pode conter uma série de informações tanto a nível individual (sonhador) quanto a nível coletivo (sociedades e culturas).

Desconfie de interpretações generalistas, onde uma imagem é interpretada da mesma forma para qualquer pessoa que sonhar com ela (sonhar com dente caindo significa morte, por exemplo). É importante que se leve em consideração o contexto do sonho, a vida do sonhador e o significado pessoal que a imagem tem para o sonhador.

Os sonhos usam a linguagem simbólica

Para interpretar um sonho ou pesadelo, considere todas as imagens dos sonhos como símbolos que tem um significado pessoal, a pessoa que pode identificar esse significado é o sonhador. Anote em um papel a imagem (ou imagens) e faça as associações pessoais. Pense no que estas imagens te fazem lembrar. Considere principalmente seu momento de vida. Como a maioria dos sonhos têm função compensatória é provável que o pesadelo queira alertá-lo para alguma situação que você esteja vivenciando. Somente depois de fazer suas associações pessoais é aconselhável que você procure o significado simbólico da imagem em um bom dicionário de símbolos*.

E, para finalizar, fica a dica: faça um diário de sonhos. Anote todos os seus sonhos nesse diário, sempre ao acordar. Isso ajuda muito na interpretação, além de estimular o sonhador a recordar seus sonhos.

Bons sonhos para você!

Sugestão: Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.

Rolar para cima