Você costuma esquecer seus sonhos? Uma queixa bastante comum quando falamos em interpretação dos sonhos é a dificuldade que muitas pessoas tem de lembrar deles. Tem quem pense que nunca sonha, já que não se recorda deles.
A primeira coisa que devemos levar em consideração é o fato de que todos nós sonhamos. Sim, todos nós sonhamos. Temos cerca de 45 minutos de sonho todas as noites! Com a prática, podemos melhorar e muito, a nossa capacidade de recordá-los.
Nestes mais de 20 anos em que trabalho com interpretação dos sonhos, vi muitas pessoas que diziam não sonhar se surpreenderem com a lembrança progressiva deles. É incrível estabelecer novamente esse contato tão rico com o inconsciente.
Podemos ter algumas atitudes que nos ajudam a recordar os sonhos. Vamos a elas!
1. Manter um diário de sonhos:
Os nossos hábitos fazem toda a diferença. Não tenha dúvidas disso! Se você quiser lembrar de seus sonhos será preciso estimular a sua capacidade para isso. Uma forma bastante eficiente é manter um diário de sonhos. Ao acordar é importante que você desenvolva o hábito de registrar os seus sonhos. Qualquer lembrança vale. Eu prefiro fazer isso por escrito. Algumas pessoas preferem gravar em áudio. Essa também é uma possibilidade, mas particularmente acho que dificulta o acesso posterior ao sonho. Veja o que se adapta melhor a você. Mantenha o diário ao lado da cabeceira da sua cama e faça o registro do(s) sonho(s) logo ao acordar. Registre tudo o que recordar, mesmo que sejam só alguns fragmentos ou impressões. Com o tempo ficará mais fácil recordar seus sonhos.
2. Valorizar os sonhos:
Se você acredita que os sonhos são bobagem, que não há nada de significativos neles e que não passam de uma forma que a mente tem para organizar o caos de informações do nosso dia a dia, certamente você pouco se lembrará deles e caso lembre não dará a atenção merecida. Novamente, reforço a ideia de que é necessário desenvolver o hábito de anotar os sonhos. Quando você começa a estabelecer uma relação de confiança com esse “guia interior” poderá ter sonhos mais vívidos e ricos em conteúdo. Estude o assunto, busque aprofundar-se, conquiste embasamento. Construa sua opinião crítica, baseada em estudo e não apenas em opinião.
3. Auxilie seu sistema de memória:
Normalmente, ao acordarmos mudamos a posição do nosso corpo. Isso frequentemente dissipa as lembranças do sonho e torna mais difícil recorda-lo. Tente, ao acordar, manter sua posição por três a cinco minutos e procure ativamente lembrar os sonhos que teve. Se não recordar nenhum sonho, preste atenção em sensações e sentimentos. Concentre-se nelas, frequentemente isso ajuda a lembrar dos sonhos. Com a prática a lembrança do sonho virá como um flash. Se você acorda com despertador, essa técnica também funciona. Ao ser despertado, ative a soneca e volte a posição em que estava ao acordar. Feche os olhos e busque lembranças e sensações e veja o que se apresenta em sua mente. Podem ser sensações, imagens ou pensamentos.
4. Permita-se ter esse tempo para recordar e registrar seus sonhos:
Se ao acordar as preocupações, afazeres e obrigações relacionados a sua vida tomarem conta de sua mente dificilmente você conseguirá lembrar e registrar seus sonhos. Lembre-se de que é você quem decide o que fazer com o seu tempo. Você não precisará de muito tempo para manter seu diário de sonhos. Normalmente, poucos minutos logo pela manhã bastam. Não é sempre que temos sonhos longos a serem registrados. Além disso, recordar e anotar seus sonhos deve ser seu primeiro propósito ao acordar. Se deixar para anotar mais tarde, certamente terá esquecido boa parte do sonho, senão o sonho inteiro.
5. Valorize cada fragmento que você conseguir recordar:
Registre tudo o que lembrar, mesmo que seja apenas um fragmento do sonho. No caso de sonhos mais longos, registre o que recordar com o máximo de detalhes possíveis. Não seja econômico com as palavras. Registrar qualquer lembrança do sonho vai treinando a capacidade de recordar de mais detalhes. Essa prática vai refinando a capacidade de lembrar dos sonhos. Se não tiver tempo para escrever tudo, faço um rascunho com tópicos-chave para recordar mais tarde. Reescreva o sonho completo assim que possível.
Colocando uma ou mais destas estratégias em prática, certamente você terá facilidade para recordar seus sonhos.
Bons sonhos para você!