Compreenda as etapas da Jornada do Herói

Jornada do herói ou monomito é um conceito que aborda a jornada cíclica presente nos mitos.

Joseph Campbell foi um grande divulgador desse conceito. Conforme sua tese, todos os mitos seguem essa estrutura em algum grau. Podemos observar esse paradigma nas histórias de vida de todos nós. Somos o herói e nossas vivências são o percurso do herói ao longo de sua jornada.

A jornada é dividida em três partes:

  1. Partida ou separação;
  2. Iniciação;
  3. Retorno.

partida é quando o herói dá início a sua jornada. Na iniciação estão contidas as aventuras e desventuras vivenciadas pelo herói ao longo do caminho. O retorno é o momento em que o herói volta para casa com o conhecimento e os “poderes” que adquiriu ao longo da jornada.  Ao retornar, um novo nível de consciência lhe pertence.

A jornada é cíclica, portanto, o herói vai passar pelos mesmos pontos várias vezes. O herói precisa passar pelas fases. Quanto mais você conhecê-las, mais poderá avançar na jornada.

Etapas da Jornada

1. Mundo comum: é o ambiente que o herói conhece bem: sua casa, seu trabalho, a escola e demais lugares que frequenta. Representa seu cotidiano e suas atividades. É a zona de conforto.

2. O chamado da aventura: é o momento em que a necessidade de mudança surge a tona, bate a porta e pede entrada, ou quando a vida lança a pessoa para fora de sua zona de conforto.

3. Recusa do chamado: o herói recusa ou demora a aceitar o desafio, frequentemente devido ao medo. Logo, porém, vem uma motivação desconhecida.

4. Palavra do mentor: o herói encontra o mentor e este o convence a seguir na jornada, passando a ser o responsável pelo desenvolvimento de suas habilidades.

5. Travessia do limiar: ponto a partir do qual a pessoa deixa os limites que conhece, ou seja, sai de sua zona de conforto e se lança na jornada, aventurando-se por um ambiente desconhecido.

6. Aliados e inimigos: esse novo mundo pelo qual o herói se aventura apresenta desafios e testes. o herói encontra aliados e enfrenta inimigos.

7. Fronteira e perigo: apesar das dificuldades o herói segue a jornada com êxito. Segue até alcançar outra fronteira, com dificuldades ainda maiores e onde está aquilo que ele procura.

8. Provação difícil: aqui é o auge da crise na jornada do herói. O êxito ou o fracasso é definido nesse momento. Tudo dependerá das escolhas do herói.

9. Recompensa ou elixir: o herói enfrentou seu maior desafio, foi mais forte que o medo e por isso recebe sua recompensa: o elixir. É hora de regressar da jornada.

10. Caminho de volta: por ainda estar no mundo novo, o herói ainda corre perigo. Os inimigos estão atentos.

11. Ressurreição do herói: aqui o herói enfrenta a morte e precisará usar tudo o que aprendeu. É um teste, uma provação.

12. Regresso com o elixir: a volta para casa, para o ambiente de partida. O herói traz consigo o conhecimento, o aprendizado, torna-se mais consciente e pode dividir o conhecimento (elixir) que adquiriu.

Estamos todos sujeitos a este percurso, pois esse é o caminho do desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.

Siga sua  jornada!

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