Sonhou que voltou para a escola? Saiba o significado

Mesmo que você tenha se formado há décadas, esse sonho de voltar à escola e ter que concluir uma prova, ou ter que fazer mais um ano de estudo, por exemplo, é bem comum. E esse é o tipo de sonho que gera bastante frustração. O pensamento base é: se eu já fiz isso, porque tenho que fazer de novo??

Vamos pensar porque temos esse tipo de sonho?

De certa forma, a escola é o ambiente que nos molda para a vida social e de trabalho. É lá que desenvolvemos grande parte da nossa sociabilidade, aprendemos a cumprir horário, cumprir prazos, executar tarefas, aprendemos coisas novas, seguimos regras, entre outros.

Sonhos com escola tem mais a ver com a nossa vida profissional do que com a vida social (não excluo a possibilidade de que o sonho esteja se referindo a vida social, digo apenas que tende a ser menos frequente). A vida profissional tende a ser mais estruturada, assim como acontece no ambiente escolar. Além disso, no trabalho, assim como na escola, temos que acordar diariamente e ir fazer o que esperam que façamos.

Quando sonhamos que estamos de volta à escola é provável que, na vida desperta, estejamos em uma fase onde precisamos (sentimos que precisamos) provar nosso valor, nossas capacidades ou habilidades.

Ao ter esse tipo de sonho, reflita se está tendo algum problema ou desafio no ambiente profissional. Como falei anteriormente, é provável que algo esteja acontecendo neste ambiente e está te afetando.

Algumas perguntas que podem te ajudar nesta reflexão:

  • Na sua vida desperta você se sente desafiado(a) por algo ou alguém?
  • Você está enfrentando algum problema na sua vida desperta?
  • Aconteceu algo (na vida desperta) que te deixou inseguro(a)?
  • Na sua vida desperta você está passando por alguma mudança ou experiência nova?

Nesta semana uma pessoa me contou um sonho recorrente onde ela sonhou que estava de volta à escola e tinha que refazer o último ano do ensino médio. No sonho a pessoa sentia-se surpresa, mas de certa forma aliviada em saber que repetiria o ano novamente. Esse sonho se repetiu, com poucas variações, por várias noites, durante um mês.

Na vida desperta essa pessoa estava passando por uma situação no trabalho. Havia cometido um pequeno erro, por falta de atenção, e temia que este erro pudesse comprometer uma promoção já prevista que estava prestes a acontecer. O sonho continuou acontecendo e só cessou depois que a pessoa se conscientizou do quanto se sentia insegura em relação ao trabalho. Percebeu que fez uma verdadeira tempestade em copo d’água em relação ao erro cometido e que na verdade, não se sentia tão capaz para assumir a nova função. Os outros reconheciam nela uma competência que ela não sentia. Depois que se conscientizou disso os sonhos sobre esse tema cessaram.

Os sonhos têm essa função de tentar trazer à consciência aquilo que é inconsciente ao sonhador. Só assim o sonhador pode olhar para suas limitações (ou recursos) e buscar desenvolver o melhor de si.

Bons sonhos para você!

Rolar para cima