Vida com Alma: como viver uma vida significativa

Viver pode ser mais do que uma sucessão de tarefas rotineiras ligadas ao cumprimento de metas ou necessidades para a manutenção da vida.

É preciso que haja espaço para a criatividade em nossa vida. É nesse espaço criativo que a alma se manifesta e se nutre. Criatividade pode ser compreendida como o constante criar e recriar uma vida que nos faça sentido.

Chamo de alma a dimensão do ser que transcende a mente e o corpo. É o campo de onde cresce a espiritualidade. Essa dimensão do nosso ser é nutrida através da satisfação, do contentamento, da alegria. Tende a ser nas coisas mais simples da vida que a alma encontra significado: sentir o cheiro do café fresquinho, caminhar descalço na areia da praia, o sorriso de um filho, abraço apertado de uma pessoa querida, meditar, contemplar um belo jardim, desenhar as memórias mais queridas, ler um bom livro, ouvir uma boa música, conversas que nos levam além dos julgamentos, uma boa refeição…

Podem ser tantas coisas… mas elas só fazem sentido para a alma quando nos banham com algum entusiasmo.

A alma pede que o fazer não seja automatizado, que haja presença naquilo que se faz. Já percebeu que às vezes (muitas vezes) fazemos nossas tarefas de forma automática? Sem a consciência necessária para que o momento, seja ele qual for, seja vivido na sua plenitude?

Transforme seus afazeres diários em momentos para alimentar a alma. Esteja verdadeiramente presente, sinta, perceba seu dia a dia sob novos ângulos.

Aquilo que fazemos com carinho, com capricho, com afeto, com curiosidade, com alegria, com respeito, com entusiasmo, com verdade, nutre nossa alma.

Quando vivemos de uma forma robotizada não colocamos o coração naquilo que fazemos. Se o coração não está presente a alma não se alimenta. Se a alma não é nutrida nos sentimos cansados, insatisfeitos, vazios.

Abandone os excessos e busque o equilíbrio na sua vida. Provavelmente, você terá que dizer mais nãos  do que está acostumado a dizer. Mas é preciso abrir espaço para que a criatividade conduza a mente por caminhos que o coração deseja, e assim a alma se alimenta.

Abraço!

Rolar para cima